sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bem Casado - Receita



Bem Casados (Passo a passo)

Essa é para quem gostaria de aprender a fazer Bem Casados.No Terra Culinária há um passo a passo com fotos. (http://culinaria.terra.com.br/galerias/abre/0,,OI22567-EI36,00.html)

Ingredientes:

calda para umedecer
300 ml de água 
150 g de açúcar 
casquinha de açúcar crocante
fondant 
recheio
doce de leite 

4 gemas grandes (80 g)
120 g de açúcar impalpável
4 claras grandes (160 g)
120 g de farinha de trigo 

Modo de Preparo: 
Bata as gemas com 60 g de açúcar por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem claras e cremosas. Na tigela da batedeira, coloque as claras e o açúcar restante e misture antes para não “voar” o açúcar.

Em seguida, bata até obter o ponto de merengue firme (com picos firmes). Junte um pouco do merengue na mistura de gemas, um pouco de farinha, peneirando, e misture com um pão duro, de baixo para cima, como se estivesse cortando a massa. Continue incorporando os ingredientes, aos poucos (faça esta operação pelo menos por 3 vezes), e misturando, até a massa ficar esponjosa.
Forre as assadeiras com papel-manteiga (não precisa untar). Coloque a massa num saco de confeitar com o bico perlê e faça os bem-casados no tamanho desejado.
Não deixe a massa descansando.
Complete as assadeiras, mesmo que não sejam levadas ao forno de uma só vez. Asse em forno médio (190°C), pré-aquecido, por 12 a 15 minutos.

Enquanto isso prepare a cobertura. Leve o fondant ao microondas por 1 minuto, ou até ficar bem quente e líquido. Passe em todas as partes do bem-casado com um pincel. Depois de secar, umedeça com a calda preparada com a água e o açúcar fervidos até que o açúcar esteja todo diluído. Recheie com doce de leite ou com doce de leite misturado com nozes processadas. Feche os bem-casados e passe-os levemente no açúcar
impalpável. 

Dicas: 
Os bem-casados são presença obrigatória em casamentos de descendentes portugueses. Além de representarem a nova união que se estabelece, são símbolo de felicidade e fartura. 

Fondant

Ingredientes:
1/2 kg de açúcar de confeiteiro 
1 colher (chá) de manteiga 
1/2 xícara (chá) de leite 

Modo de Preparo: 
Peneire numa tigela refratária o açúcar de confeiteiro e junte a manteiga e o leite. Leve ao fogo em banho-maria e cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até ficar líquido. Retire do fogo e despeje no bolo. 


Dicas e variações:

O fondant pode ser preparado substituindo o leite por água. Neste caso, adicione 2 colheres (sopa) de glucose. 
A textura do fondant deve ser adequada para despejar sobre o bolo e cobri-lo, mas sem escorrer.  Guarde as sobras do fondant na geladeira, dentro de um recipiente hermético, por até 2 meses. No momento de usar, derreta o fondant em banho-maria. 

Para cobrir o bolo com fondant, coloque-o para esfriar sobre uma grade e embaixo disponha uma assadeira para biscoitos (para escorrer o fondant). Despeje o fondant sobre o bolo do centro para fora e distribua com movimentos circulares.
Retoque dos lados com uma espátula. 


Fonte: Cristina Makibuchi/Especial para a Revista Menu
(Terra Culinária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário